busca:   

Crianças de escola pública aprendem reciclar papel



Como reciclar papel. É isto que vão aprender as 240 crianças de quatro a seis anos da escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Professora Zilda de Franceschi. O projeto é resultado de uma parceria com a papelaria Espaço do Papel, que trabalha com reciclagem no mesmo bairro onde está a escola: na Vila Madalena, zona oeste da cidade de São Paulo.

“O objetivo é ensinar as crianças do bairro a reutilizar o papel que usam na própria escola. Se a gente ensina reciclagem para pessoas de outros bairros, por que não fazer isto na nossa vizinhança?”, questiona a dona da papelaria, Marta Genta, responsável pelas oficinas de reciclagem de papel, que serão realizadas no colégio, para todos os alunos da Emei.

“Este projeto caiu do céu! Além de trazer vida nova para a meninada, ainda representa uma economia de gastos para a escola”, comemora a diretora da EMEI, Graciane Oliveira. O projeto não tem qualquer custo para a escola pública já que todo papel usado nas oficinas iria para o lixo e o restante do material será fornecido pelo Espaço do Papel.

Um cartaz informando que todo papel é reciclável tem mostras dos vários tipos do material e indica quais serão ou não usados nas oficinas. Como as crianças ainda não sabem ler, as educadoras optaram por ilustrar essas informações. Marta Genta ainda contará, de forma lúdica, um pouco da história do papel.

Em um segundo momento, as crianças serão levadas até o Espaço do Papel para que conheçam os produtos feitos com reciclados como agendas, porta-retratos, capas de caderno. “Depois, eles podem até fazer alguns desses produtos”, acredita Marta Genta dando mais um passo no caminho da responsabilidade social.

As turmas serão divididas em grupos de 10 crianças e as oficinas dadas na própria escola uma vez por semana. “É a comunidade trabalhando com a comunidade. Isto é o bairro-escola!”, comemora a educadora comunitária Valéria Luiz que participou do curso de educação comunitária oferecido pela Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a secretaria municipal de Educação e a organização não-governamental Cidade Escola Aprendiz.

O projeto do Espaço de Papel com a escola Zilda de Franceschi põe em prática, de forma pioneira, a decisão do ministério da Educação de disseminar pelo país o conceito de bairro-escola. O objetivo é transformar os mais variados espaços da comunidade, sejam eles públicos ou privados, em verdadeiras salas de aula.

Espaço do Papel
Rua Natingui, 800 Vila Madalena São Paulo – SP
Tel: (11) 38149612
www.purpurinapapeis.com.br

cristina veiga
cveiga jornalismo e comunicação ltda
rua rodésia, 229/141 vila madalena
cep: 05435-020 são paulo – sp – brasil
tel: 55 11 36379156

 
fonte: cveiga jornalismo e comunicação ltda
data: 19-09-2011


voltar ao índice
Espaço do Papel - ©2015
Rua Purpurina, 507 - cep: 05435-030 - Vila Madalena - São Paulo SP BRASIL - 11 3814 9612 :: 11 3816 3749
Realizado em janeiro de 2016